Histórico






A Escola de Educação Básica Celso Ramos Filho, localizada em Oxford, município de São Bento do Sul, foi criada em 10 de agosto de 1967, na época como Grupo Escolar Celso Ramos Filho. A primeira escola do bairro, onde o próximo estabelecimento dotado na época de Básico II para o ensino de 5ª a 8ª série era a escola Orestes Guimarães, situada no centro da cidade a 5 quilômetros, dificultando na época os interessados a continuar seus estudos, devido ao longo percurso e o grande risco de vida por ser uma via asfaltada. Com a criação do Básico II, hoje atualmente de 5ª a 8ª série, a escola passou a servir diversas localidades, como Mato Preto, Fragosos, Fundão, Lençol, Estrada Rio Negro e a própria localidade de Oxford de São Bento do Sul. Em 1973, passa à ser Escola Básica, em 1982 é reconhecida como Colégio Estadual Celso Ramos Filho e em 2000 foi denominada Escola de Educação Básica Celso Ramos Filho.

Durante este trajeto foram implantados os cursos de Ensino Médio de Educação Geral, Técnico em Contabilidade e Técnico em Cerâmica, este implantado em 1983 e aprovado através do parecer n.º 269/82, em 29/12/1982.

Por estar situada a escola, nas proximidades da Indústria de Cerâmica Oxford (a maior fábrica de louças do gênero cerâmico da América Latina) e esta contar com um considerável número de empregados, e implementação do Curso Técnico em Cerâmica veio a favorecer a comunidade, visto que havia muita carência de mão-de-obra especializada e o município de São Bento do Sul contar com apenas duas escolas de segundo grau, ambas situadas no centro da cidade.



Atualmente a escola possui o Ensino Médio Regular e o Ensino Médio Integral, atendendo nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.